E-marketing – princípios gerais
Modular
Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:Identificar os conceitos e princípios gerais do marketing.
Reconhecer a terminologia relacionada com marketing.
Identificar os conceitos e princípios do e-marketing.
Identificar e analisar as principais variáveis do e-marketing-mix.
Explicar as etapas e os pressupostos para a elaboração de um plano de e-marketing.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
RECURSOS MATERIAIS E PEDAGÓGICOS:Computador
Guião do Formando
Manual
Exercicios
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.
Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
- Exposição e discussão de temas
- Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas
- Realização de trabalhos individuais.
METODOLOGIAS DE ACOMPANHAMENTO:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos.
As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as.
O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso.
A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as.
A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação.
O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as.
A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.
Conteúdos programáticos
Marketing – princípios gerais:- Conceitos básicos
-Terminologia de marketing
- Marketing estratégico
- Marketing operacional
- Evolução histórica
- Mercados - categorização, evolução e variáveis:
Os clientes - segmentação
Estudos de mercado - objetivos e técnicas
Marketing – principais variáveis:
- Teoria dos 4 P do marketing:
Produto
Preço
Distribuição
Comunicação
- Valor do produto, preço e preço psicológico
Plano de marketing:
- Principais necessidades de um plano de marketing:
Avaliar a situação do mercado e do meio
Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações corretivas
Operacionalização do plano de marketing
Etapas do desenvolvimento do plano operacional de Marketing:
- Etapa 1 - análise da situação interna e externa
- Etapa 2 - definição dos objetivos do plano
- Etapa 3 - definição da estratégia de marketing mix
- Etapa 4 - afetação de recursos para a operacionalização do plano
- Etapa 5 - estabelecimento do plano de ação
- Etapa 6 - concretização do plano de ação
- Etapa 7 - controlo das ações desencadeadas
Marketing digital:
- Evolução histórica
- Conceitos básicos
- Comportamento dos e-consumidores
- Principais estratégias do marketing digital
- Integração do marketing mix digital no marketing convencional
Marketing nas redes sociais
- Conceitos básicos
- As redes sociais enquanto estratégia de marketing
- Vantagens e potencialidades
- Ferramentas de análise e gestão
Duração
50h
Área
Comércio