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Comunicação interpessoal - comunicação assertiva

Modular

Comunicação interpessoal - comunicação assertiva

  50h
Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:
Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
Desenvolver a comunicação assertiva.
Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
Recursos e Materiais Pedagógicos:
-Computador ( do formando);
-Guião do Formando;
-Manual;
-Exercicios.

Metodologias de Formação:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
-Exposição e discussão de temas;
-Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas;
-Realização de trabalhos individuais.


Metodologias de Acompanhamento:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
-A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
-As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as;
-O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as;
-A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
-O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as;
-A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.



Conteúdos programáticos
Processo de comunicação e perfis comunicacionais
Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
Emissor/Receptor
Canal
Mensagem/código
Contexto
Feedback
Diferentes perfis comunicacionais
Passivo
Agressivo
Manipulador
Assertivo
Comunicação assertiva
Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Empatia
Escuta ativa/escuta dinâmica
Conceito de contexto comum
Semântica sintaxe
Paralinguagem
Barreiras à comunicação
Barreiras gerais do processo de comunicação
Barreiras internas
Objectivas
Subjectivas
Barreiras externas
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
Processamento interno da informação
Processamento fonético
Processamento literal (significado)
Processamento reflexivo (empático)
Tipos de perguntas no processo de comunicação
Abertas
Fechadas
Retorno
Reformulação
Duração
50h

Área
Comércio