Processador de texto
50h
Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:- Elaborar, editar e imprimir documentos.
- Introduzir elementos gráficos em documentos.
- Elaborar e editar documentos longos.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
Recursos e Materiais Pedagógicos:-Computador ( do formando);
-Guião do Formando;
-Manual;
-Exercicios.
Metodologias de Formação:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.
Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
-Exposição e discussão de temas;
-Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas;
-Realização de trabalhos individuais.
Metodologias de Acompanhamento:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
-A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
-As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as;
-O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as;
-A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
-O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as;
-A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.
Conteúdos programáticos
Processador de texto – introdução- Janela principal
- Inserção de texto (teclado)
- Modos de visualização básicos
- Ajuda
Operações básicas
- Criação, gravação e abertura de documentos
- Seleção de texto
- Anulação e repetição de ações
Formatações
- Formatações globais do documento
- Formatação do tipo de letra
- Formatações de parágrafo
- Utilização das tabelas pré-definidas
- Criação de listas
- Limites e sombreados
Edição e revisão de texto
- Múltiplos documentos abertos
- Cópia do texto
- Verificação ortográfica
- Comando “localizar e substituir”
Impressão
- Impressão de documentos, envelopes e etiquetas
Tabulações, tabelas e colunas
- Definir tabulações
- Criação, modificação e formatação de tabelas
- Divisão do texto em colunas
Melhorar o aspeto visual
- Símbolos
- Caixas de texto
- Desenho, importação de imagens, inserção de formas automáticas
Documentos longos
- Quebras de página e de seleção
- Cabeçalhos e rodapés
- Estilos
Percorrer o documento rapidamente
- Divisão do ecrã
- Marcadores e referências cruzadas
- Legendas e notas de rodapé
- Criação de índice
- Destaques
- Visualização do mapa de um documento
- Junção de documentos
Destinatários
Ativos empregados com habilitação igual ou superior ao 9º ano de escolaridadeDesempregados não DLD (Desempregados longa Duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.