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Processador de texto

  50h

Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:
- Elaborar, editar e imprimir documentos.
- Introduzir elementos gráficos em documentos.
- Elaborar e editar documentos longos.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
Recursos e Materiais Pedagógicos:
-Computador ( do formando);
-Guião do Formando;
-Manual;
-Exercicios.

Metodologias de Formação:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
-Exposição e discussão de temas;
-Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas;
-Realização de trabalhos individuais.

Metodologias de Acompanhamento:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
-A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
-As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as;
-O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as;
-A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
-O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as;
-A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.
Conteúdos programáticos
Processador de texto – introdução
- Janela principal
- Inserção de texto (teclado)
- Modos de visualização básicos
- Ajuda

Operações básicas
- Criação, gravação e abertura de documentos
- Seleção de texto
- Anulação e repetição de ações

Formatações
- Formatações globais do documento
- Formatação do tipo de letra
- Formatações de parágrafo
- Utilização das tabelas pré-definidas
- Criação de listas
- Limites e sombreados

Edição e revisão de texto
- Múltiplos documentos abertos
- Cópia do texto
- Verificação ortográfica
- Comando “localizar e substituir”

Impressão
- Impressão de documentos, envelopes e etiquetas

Tabulações, tabelas e colunas
- Definir tabulações
- Criação, modificação e formatação de tabelas
- Divisão do texto em colunas

Melhorar o aspeto visual
- Símbolos
- Caixas de texto
- Desenho, importação de imagens, inserção de formas automáticas

Documentos longos
- Quebras de página e de seleção
- Cabeçalhos e rodapés
- Estilos

Percorrer o documento rapidamente
- Divisão do ecrã
- Marcadores e referências cruzadas
- Legendas e notas de rodapé
- Criação de índice
- Destaques
- Visualização do mapa de um documento
- Junção de documentos
Destinatários
Ativos empregados com habilitação igual ou superior ao 9º ano de escolaridade
Desempregados não DLD (Desempregados longa Duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.