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Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego

  25h

Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:
- Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem.
- Identificar competências adquiridas ao longo da vida.
- Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade.
- Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores.
- Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego.
- Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
- Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
- Identificar e selecionar anúncios de emprego.
- Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
- Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
RECURSOS MATERIAIS E PEDAGÓGICOS
- Computador
- Guião do Formando
- Manual
- Exercícios

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
- Exposição e discussão de temas
- Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas
- Realização de trabalhos individuais.

METODOLOGIAS DE ACOMPANHAMENTO
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos.
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as.
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso.
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as.
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação.
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as.
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.
Conteúdos programáticos
Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas

Atitude empreendedora/proactiva

Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
- Competências relacionais
- Competências criativas
- Competências de gestão do tempo
- Competências de gestão da informação
- Competências de tomada de decisão
- Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)

Modalidades de trabalho

Mercado de trabalho visível e encoberto

Pesquisa de informação para procura de emprego

Medidas ativas de emprego e formação

Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

Rede de contactos (sociais ou relacionais)

Curriculum vitae

Anúncios de emprego

Candidatura espontânea

Entrevista de emprego