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Ideias e oportunidades de negócio

  50h

Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:
Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
Recursos e Materiais Pedagógicos:
-Computador ( do formando);
-Guião do Formando;
-Manual;
-Exercicios.

Metodologias de Formação:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
-Exposição e discussão de temas;
-Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas;
-Realização de trabalhos individuais.


Metodologias de Acompanhamento:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
-A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
-As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as;
-O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as;
-A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
-O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as;
-A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.
Conteúdos programáticos
Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Noção de negócio sustentável
Identificação e satisfação das necessidades
- Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
- Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Conceito básico de negócio
- Como resposta às necessidades da sociedade
Das oportunidades às ideias de negócio
- Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
- Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
- Descrição de uma ideia de negócio
Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Formas de recolha de informação
- Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
Tipo de informação a recolher
- O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- Os produtos ou serviços
- O local, as instalações e os equipamentos
- A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
- Os meios de promoção e os clientes
- O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
Análise de experiências de criação de negócios
Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- Por setor de atividade/mercado
- Por negócio
Modelos de negócio
- Benchmarking
- Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- Parceria de outsourcing
- Franchising
- Estruturação de raiz
- Outras modalidades
Definição do negócio e do target
Definição sumária do negócio
Descrição sumária das atividades
Target a atingir
Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Meios e recursos de apoio à criação de negócios
Serviços e apoios públicos – programas e medidas
Banca, apoios privados e capitais próprios
Parcerias
Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Análise do negócio a criar e sua validação prévia
Análise crítica do mercado
- Estudos de mercado
- Segmentação de mercado
Análise crítica do negócio e/ou produto
- Vantagens e desvantagens
- Mercado e concorrência
- Potencial de desenvolvimento
- Instalação de arranque
Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
Tipos de negócio
Natureza e constituição jurídica do negócio
- Atividade liberal
- Empresário em nome individual
- Sociedade por quotas
Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)