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Técnicas de negociação de venda

  50h

Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:
Identificar as necessidades e as motivações do cliente.
Descrever o processo comunicacional na venda.
Aplicar as técnicas de negociação.
Identificar as fases do ciclo de vida de uma venda.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá também a aquisição de competências por parte de quem se encontra fora do mercado de trabalho, permitindo assim a sua (re)integração.
Material de Apoio / Metodologias
Recursos e Materiais Pedagógicos:
-Computador ( do formando);
-Guião do Formando;
-Manual;
-Exercicios.

Metodologias de Formação:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
-Exposição e discussão de temas;
-Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas;
-Realização de trabalhos individuais.


Metodologias de Acompanhamento:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
-A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
-As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as;
-O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as;
-A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
-O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as;
-A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.
Conteúdos programáticos
O processo comunicacional na venda
. Bases da comunicação
. Qualidades e aptidões básicas do vendedor
. A linguagem
. Técnicas de expressão
. Retórica e Persuasão
. Escuta ativa
Técnicas de negociação
. Argumentação
. Tratamento das objeções
. As perguntas
. Alternativa positiva
. Apresentação do preço
Técnicas de venda
. Identificação das motivações e necessidades
. Análise e avaliação das soluções possíveis
. A demonstração da solução
. A concretização