Saltar para o conteúdo principal da página

Gestão de Equipas

  25h

Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:
- Organizar e gerir equipas de trabalho.
- Comunicar e liderar equipas de trabalho.
- Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
- Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
Enquadramento
Este curso vem dar resposta às necessidades formativas dos profissionais que exercem atividade na área e permitirá a aquisição/melhoria de competências.
Material de Apoio / Metodologias
Recursos e Materiais Pedagógicos:
- Computador (do formando);
- Guião do Formando;
- Manual;
- Exercícios.

Metodologias de Formação:
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos selecionados de modo a ir ao encontro das características do público-alvo. Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

Dever-se-á procurar uma estratégia pedagógica que envolva:
- Exposição e discussão de temas;
- Exercícios de análise e resolução de situações/problema que mobilizem os saberes ou informações anteriormente apreendidas;
- Realização de trabalhos individuais.

Metodologias de Acompanhamento:
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivo verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos/as formandos/as;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos/as formandos/as;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos/as formandos/as;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos/as formandos/as, em relação à atividade formativa.

Conteúdos programáticos
Organização do trabalho de equipa

Comunicar eficazmente com a equipa

Gestão orientada para os resultados e para as pessoas

Técnicas de motivação e dinamização da equipa

Gestão de conflitos

Orientação da equipa para a mudança

Liderança
- Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
- Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
- Diferentes estilos de Liderança
- Competências necessárias à coordenação de equipas
- Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
- Gestão de situações problemáticas na equipa

Trabalho em equipa
- Trabalho em equipa – implicações e especificidades
- Excelência no trabalho em equipa
- Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
- Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
- Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa
Destinatários
Dependendo do projeto poderá ser:
Ativos empregados com habilitação igual ou superior ao 9º ano de escolaridade

e/ou

Desempregados não DLD (Desempregados longa Duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.