Formação Pedagógica Inicial de Formadores - B-Learning
Outra Formação Profissional
Objetivos
No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de:A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
Na gestão e coordenação de formação;
No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
Enquadramento
O referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores constitui um instrumento estruturante e operacional, que integra um conjunto de competências nucleares, em função das quais se desenvolve o respetivo programa, metodologia pedagógica, planificação e avaliação visando a melhoria da qualidade da formação profissional ministrada pelos formadores certificados. Com a frequência do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores os futuros formadores deverão assumir-se como actores conscientes e dinamizadores do seu papel no seio do sistema de Formação Profissional.
Conteúdos programáticos
MF1 - Formador: sistema, contextos e perfil (10h) SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção (6h)
SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h)
MF2 – Simulação pedagógica inicial (10h)
SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações (4h)
SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria (6h)
MF3 - Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h)
SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional (6h)
SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação (4h)
MF4 - Metodologias e estratégias pedagógicas (10H)
SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h)
SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h)
MF5 - Operacionalização da formação: do plano à acção (10h)
SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais (4h)
SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h)
MF6 - Recursos didáticos e multimédia (10H)
SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos (4h)
SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia (6h)
MF7 - Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10H)
SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h)
SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h)
MF8 - Avaliação da formação e das aprendizagens (10H)
SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h)
SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h)
MF9 - simulação pedagógica final (10H)
SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações (4h)
SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h)
Duração
90h
Área
Formação de Professores de Áreas Tecnológicas